quarta-feira, 29 de abril de 2009

Centro de Recuperação Valentes de Gideão é Denunciado pelo Coletivo da Luta Antimanicomial





Sábado, 28 de Março de 2009

Materia do jornal A Tarde

Centro para doenças psiquicas é flagrado em condição irregular
Luana Gomes, do A TARDE

Maus-tratos, infraestrutura precária, falta de profissionais de saúde e cárcere privado. Estas foram algumas das irregularidades constatadas no Centro de Recuperação Valentes de Gideão, que mantém 121 homens acima de 18 anos, entre doentes mentais e dependentes químicos, no município de Simões Filho. A vistoria-surpresa foi realizada na quinta-feira, dia 12, pelos conselhos regionais de Psicologia e de Serviço Social, acompanhados das entidades Núcleo de Estudos pela Superação dos Manicômios (NESM), Associação Metamorfose Ambulante de Usuários e Familiares de Serviços de Saúde Mental (AMEA) e GT Estudantil da Luta Antimanicomial Eduardo Araújo, que chegaram ao local por meio de uma carta-denúncia anônima.

A equipe foi recebida pelo pastor Jorge Barbosa, responsável pela administração do local. O primeiro ponto vistoriado foi, segundo Barbosa, “onde os doentes mais críticos são alojados”. Ele não explicou os critérios de triagem. Após três portões de ferro, os profissionais tiveram acesso a 60 internos descalços, muitos sem camisa e outros de cueca, que vagavam sem ocupação. Lá, o acesso à água é através de uma bacia no chão com canecas boiando, onde todos bebiam sem restrições.

Médicos – Segundo o pastor, um único médico, o clínico geral Getúlio Dórea Mendes (CRM 5743), é responsável pelos internos da instituição. “Ele comparece três vezes na semana. Os mais graves, encaminha para o doutor Luís Leal, um psiquiatra que atua na cidade”, afirmou Barbosa. No consultório, “seringas descartáveis abertas guardadas em copos plásticos para reutilização, falta de prontuários médicos e remédios, em sua maioria amostras grátis, sem armazenamento adequado, alguns em sacos colocados no chão”, observou Marcus Vinícius de Oliveira (NESM).


4 comentários:

  1. VOCÊS SE ESCANDALIZARAM COM ESTE LOCAL, PORQUE AINDA NÃO VIRAM O CENTRO DE RECUPERAÇÃO, "EVANGELHO ETERNO" EM LAURO DE FREITAS (Areia Branca) PERTENCE AO PASTOR, APOSTOLO E TORTURADOR FISICO E PSICOLOGICO DOS INTERNOS,SE CHAMA MILTON FRANÇA. MUITAS DAS VEZES OS INTERNOS FICAM TRANCADOS EM UM PEQUENO QUARTO, OBRIGADOS A FAZER COCÔ E XIXÍ DENTRO DE UM BALDE, NO MESMO QUARTO ELES COMEM SENTADOS NA CAMA ONDE DORMEM AO LADO DO BENDIDO BALDE, QUE SÓ É RETIRADO DOIS(2) DIAS DEPOIS. MAS OLHANDO E ESCUTANDO AS PALAVRAS DO TAL PASTOR MILTON FRANÇA, NINGUEM PODE IMAGINAR O INFERNO QUE VIVEM AQUELES INTERNOS. SE TENS ALGUMA DÚVIDA, INVESTIGUEM, ESTARIAM FAZENDO UM GRANDE FAVOR, PRINCIPALMENTE AOS VIZINHOS.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Sei do compromisso de vcs em manter as pessoa informadas da situação dos centros e clinicas de reculperação de pessoas viciadas em drogas, neste momento necessito da ajuda de vcs tenho uma prima que saiu do hospital em Aracaju muito debilitada e conicidio encontrar um pastor que a trouxe para Bahia na cidade de Camaçari para uma clinica de reculperação estamos tentando localizar o pastor e a clinica para resgata la pois a informação que nós temos é que o local só trata de homens, agora com as informações que absolvi de vcs ficamos mas preocupados.
    Ficaremos muito grato se nos ajudar a encontra - la trata se de ADRIANA CARDOSO MOURA 25 ANOS.
    CONTATO 9106- 5076 Valdir 3347 - 6824 Valdineia 8664-5685 Rita.
    Certos de contar com a solidariedade de deste meio de comunicação agradeço.
    att. Valdir Rosendo.

    ResponderExcluir
  3. Vamos dar um empurrãozinho p ver o que acontece...

    ResponderExcluir
  4. Centro de Recuperação Valentes de Gideão - Processos:

    https://www.jusbrasil.com.br/processos/222067272/processo-n-0000630-2720185050013-do-trt-5

    ResponderExcluir